q

q

Seguidores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aves de fazenda - 24 - jacuaçu / Dusky-legged Guan (Penelope obscura)

O jacuaçu não é das fazendas de cerrado, é mais comum nas fazendas em região serrana e mais próximas da costa. Ainda muito comum na mata atlântica, onde é grande dispersor das sementes da palmeira juçara.
"Habita as matas secundárias, capoeiras, plantações e matas de galeria (matas altas).
Emite um chamado com mais freqüência de manhã bem cedo e no final da tarde. De madrugada intermeia com o chamado um tamborilar forte e áspero feito com as asas.
Apresenta um sinal de excitação que se caracteriza por abrir e fechar impetuosamente a cauda. Têm o tique de sacudir a cabeça. À tardinha, antes de empoleirar-se, tornam-se muito inquietos, sendo tal nervosismo - aparentemente ansiedade para achar um bom lugar de dormida.
Vivem em bandos de 6 a 10 indivíduos. (fonte:wikiaves)"

6 comentários:

paulo guerra disse...

Luiz, nunca tive a felicidade de avistar um jacuaçu, mas por sua imagem já está valendo. Abraço!

Anabela Jardim disse...

Luiz,
Achei seu endereço no blog Cantos e Encantos e resolvi te visitar. Para minha surpresa, logo de cara encontro a foto de um pássaro. Eu que gosto tanto da vida no campo, embora more numa metrópole.Tenho me surpreendido a cada dia com a infinidade de pássaros que vejo nas árvores das ruas e até mesmo na janela do meu apartamento. só fico triste por não conseguir fotografá-los. Eles sempre voam na hora ...
abraços.

Rosan disse...

olá.
este eu conheço, tem aqui na região onde moro, é cidade pequena, então quando se vai para o interior ainda é possivel avistar algum aqui e ali, só os menos arriscos, pois infelizmente ainda são caçados, mesmo sendo extremamente proibido.
linda a sua fotografia,

beijo

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Olá Paulo, no Estado de São Paulo até que não é difícil ver o jacuaçu, mas no interiorzão não tem. tem que vir para mais perto do litoral. abraços.

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Olá Anabela. Ver e fotografar aves é uma grande diversão, até mesmo nas cidades grandes, afinal faço isso e moro num inferno chamado São Paulo. Só aqui em casa já avistei mais de 40 espécies.
abraços
Luiz Álvaro

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Oi Rosan. É bom saber que ainda existem esses jacuaçus no Rio Grande. Em São paulo a população deles tem voltado a crescer.
abraço