q

q

Seguidores

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Aves de fazenda - 23 - Saí-azul / Blue Dacnis / Dacnis cayana

Está presente em todo o Brasil.

"Mede aproximadamente 13 cm de comprimento e pesa, em média, 16 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é azul e negro, com as pernas vermelho-claras, enquanto a fêmea é verde, com a cabeça azulada e pernas alaranjadas. Seu canto é um gorjear fraco.

É comum em bordas de florestas, capoeiras arbóreas, campos com árvores esparsas, florestas secas e de galeria. Vive normalmente aos pares ou em pequenos grupos, procurando insetos ativamente na folhagem ou alimentando-se de frutos em árvores e arbustos. Vive à beira da mata em várias altitudes, copas de mata alta. Costuma aparecer em pequenos bandos mistos com Cyanerpes e Tangara. "

fonte: wikiaves

2 comentários:

Rosan disse...

olá
eu que sou apaixonada por azul, fiquei encantada com este pássaro, dizes que vive em todo o Brasil, mas infelizmente nunca vi por aqui, apesar de morar em cidade pequena, as vezes aparecem aqui no quintal pássaros lindos mas este não chegei a ver.
maravilhosa foto.

beijo

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Olá Rosan, vale a pena procurar esse pássaro. O azul dele é quase inacreditável. Bem mais bonito que nas fotos. Veja no wikiaves o mapa de ocorrência dele no RS

http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_sai-azul

abraços