q

q

Seguidores

sábado, 14 de julho de 2007

Ramphocelus passerinii (Passerini´s Tanager) em plena Serra do Japi ?

Uma descoberta interessante.
No feriado de Corpus Christi passado fomos para um belo Hotel-fazenda, o Fazenda Montanhas do Japi, em Jundiái, perto de São Paulo. Lá fotografamos um pássaro, claramente do gênero ramphocelus, porém, não era exatamente igual a nenhum ramphocelus que temos no Brasil. Enviei as fotos e solicitei ajuda ao ornitólogo Johan Dalgas Frisch, que num primeiro momento até achou que poderia ser uma nova espécie. Mas depois verificou que poderia ser o Ramphocelus passerinii, espécie encontrada exclusivamente do Panamá ao sul do México. Ele enviou as fotos para o professor Jaques Vielliard da Unicamp que confirmou parecer ser mesmo um exemplar de passerinii. Agora, como ele foi parar na Serra do Japi é um mistério. Vielliard escreveu que provavelmente ele escapou de algum cativeiro.
Algumas fotos do ramphocelus passerinii da Serra do Japi.

Agora uma foto que obtive da internet do Passeriniis Tanager fotografado na Costa Rica. Fonte: http://jrscience.wcp.muohio.edu/costa_rica_animals_04/sierpe_river_system/scarlet_rumped_tanager_04.jpg

Todas as fotos acima são do macho da espécie. A fêmea é bem diferente. Abaixo vai uma foto de uma fêmea da subespécie Ramphocelus costaricensis.

Fonte: http://fireflyforest.net/firefly/2006/06/12/cherries-tanagers/

Nenhum comentário: