Está presente em todo o Brasil.
"Mede aproximadamente 13 cm de comprimento e pesa, em média, 16 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é azul e negro, com as pernas vermelho-claras, enquanto a fêmea é verde, com a cabeça azulada e pernas alaranjadas. Seu canto é um gorjear fraco.
É comum em bordas de florestas, capoeiras arbóreas, campos com árvores esparsas, florestas secas e de galeria. Vive normalmente aos pares ou em pequenos grupos, procurando insetos ativamente na folhagem ou alimentando-se de frutos em árvores e arbustos. Vive à beira da mata em várias altitudes, copas de mata alta. Costuma aparecer em pequenos bandos mistos com Cyanerpes e Tangara. "
fonte: wikiaves
Ei, pintassilgo. Oi, pintaroxo, Melro, uirapuru. Ai, chega-e-vira, Engole-vento, Saíra, inhambu. Foge asa-branca. Vai, patativa, Tordo, tuju, tuim. Xô, tié-sangue. Xô, tié-fogo. Xô, rouxinol, sem fim. Some, coleiro. Anda, trigueiro. Te esconde colibri. Voa, macuco. Voa, viúva, Utiariti. Bico calado. Toma cuidado. Que o homem vem aí. O homem vem aí!
q
Seguidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
olá
eu que sou apaixonada por azul, fiquei encantada com este pássaro, dizes que vive em todo o Brasil, mas infelizmente nunca vi por aqui, apesar de morar em cidade pequena, as vezes aparecem aqui no quintal pássaros lindos mas este não chegei a ver.
maravilhosa foto.
beijo
Olá Rosan, vale a pena procurar esse pássaro. O azul dele é quase inacreditável. Bem mais bonito que nas fotos. Veja no wikiaves o mapa de ocorrência dele no RS
http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_sai-azul
abraços
Postar um comentário