q

q

Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Vou dizer camarada, prá você camarada, que a melhor coisa do mundo, é o amor, camarada, é o amor, camarada, sentimento mais profundo - A Verdade - Pé de Cerrado

Pé de Cerrado não é o nome de uma árvore, nem o nome de um passarinho (até podia ser).
É o nome de uma banda, muito, muito boa, que conheci neste final de ano. Um amigo meu, o Bernardo Carvalho, que agora está morando em Brasília, conheceu a moçada e me presenteou com um CD, chamado "Cultura Candanga".
Gostei demais e estou divulgando. Em Brasília e região é muito conhecido. Em São Paulo acho que pouca gente conhece. E é bom que venha a conhecer, aí os caras virão pra cá prá toca em Sampa.


"O Grupo Cultural Pé de Cerrado se reuniu, pela primeira vez,  em 1999, com a proposta de pesquisar a cultura brasileira, depois que seus primeiros integrantes realizaram a trilha sonora da peça “A Pena e a Lei”, de Ariano Suassuna, ainda recém-formados pela Escola de Teatro Dulcina de Morais.
O grupo é formado pelos multi-instrumentistas e pesquisadores da cultura brasileira Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Bruno Berê, Fernando Fernandes, Pablo Fagundes e Rafael dos Santos. Com a destreza de misturar as diversas formas de expressão artística e as mais plurais manifestações da cultura brasileira, os espetáculos trazem música, circo, dança, poesia, teatro e proporcionam uma intensa participação do público.
Influenciados por grandes mestres da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Quinteto Violado, Antônio Nóbrega e outros tantos nomes da música instrumental, o grupo foi responsável por importantes projetos culturais em Brasília, como o projeto infantil “O Pé na Escola”, o projeto “Ensaio Aberto” e o projeto “O Pé Convida”.
O “Ensaio Aberto”, entre 2002 e 2003, atraía mais de mil pessoas todas as quartas-feiras no clube da Associação dos Funcionários do Banco de Brasília e contou com a participação de músicos consagrados, como Hermeto Pascoal.
O projeto independente “O Pé Convida” teve em suas muitas apresentações lotação esgotada. O grupo, que investe intensamente em pesquisa, procura divulgar a raiz da cultura popular brasileira.
Nesses doze anos de carreira, lançaram dois CDs, um DVD e trabalham atualmente na produção de um DVD infantil.
A diversidade de performances e ritmos do grupo cultural Pé de Cerrado possibilita apresentações em diversos eventos, como o Tangolomango no Rio de Janeiro e em grandes shows como os de Jorge Ben Jor, O Rappa, Dominguinhos, Zé Ramalho e tantos outros."

Nenhum comentário: