O vascaíno Sandro Silva, participante do Wikiaves, fez o segundo registro fotográfico da temporada para o Estado do Rio de Janeiro, e o primeiro registro fotográfico da espécie para o Município de São Pedro da Aldeia.
São Pedro da Aldeia fica na região dos lagos do Rio de Janeiro, próximo de Cabo frio, veja o mapa abaixo.
O registro foi no dia 22 de novembro de 2011.
Veja a boa foto que o Sandro tirou: http://www.wikiaves.com.br/503849&p=2&t=b
E o comentário que ele publicou: Observação do autor: 1º RG PARA SPA. Ano passado nessa mesma época vi um indivíduo desses por aqui onde trabalho. na época o zoom da minha cam era muito fraco pra rg e tb não tinha muito costume.Deus me deu esse presente hj, por acaso eu estava com a cam no ombro e ele veio em minha direção do nada, eu nem tava procurando nada no ar rsrsrs, ele tava planando no vento forte e quase raspou no chão (pista de pouso de aeronaves) e pousou a uns 50 mts de onde eu estava, e eu fui lá, é claro rsrsr. pena q tava muito alto... mas valeu muito!!! (ô se valeu)
Pé de Cerrado não é o nome de uma árvore, nem o nome de um passarinho (até podia ser).
É o nome de uma banda, muito, muito boa, que conheci neste final de ano. Um amigo meu, o Bernardo Carvalho, que agora está morando em Brasília, conheceu a moçada e me presenteou com um CD, chamado "Cultura Candanga".
Gostei demais e estou divulgando. Em Brasília e região é muito conhecido. Em São Paulo acho que pouca gente conhece. E é bom que venha a conhecer, aí os caras virão pra cá prá toca em Sampa.
"O Grupo Cultural Pé de Cerrado se reuniu, pela primeira vez, em 1999, com a proposta de pesquisar a cultura brasileira, depois que seus primeiros integrantes realizaram a trilha sonora da peça “A Pena e a Lei”, de Ariano Suassuna, ainda recém-formados pela Escola de Teatro Dulcina de Morais.
O grupo é formado pelos multi-instrumentistas e pesquisadores da cultura brasileira Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Bruno Berê, Fernando Fernandes, Pablo Fagundes e Rafael dos Santos. Com a destreza de misturar as diversas formas de expressão artística e as mais plurais manifestações da cultura brasileira, os espetáculos trazem música, circo, dança, poesia, teatro e proporcionam uma intensa participação do público.
Influenciados por grandes mestres da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Quinteto Violado, Antônio Nóbrega e outros tantos nomes da música instrumental, o grupo foi responsável por importantes projetos culturais em Brasília, como o projeto infantil “O Pé na Escola”, o projeto “Ensaio Aberto” e o projeto “O Pé Convida”.
O “Ensaio Aberto”, entre 2002 e 2003, atraía mais de mil pessoas todas as quartas-feiras no clube da Associação dos Funcionários do Banco de Brasília e contou com a participação de músicos consagrados, como Hermeto Pascoal.
O projeto independente “O Pé Convida” teve em suas muitas apresentações lotação esgotada. O grupo, que investe intensamente em pesquisa, procura divulgar a raiz da cultura popular brasileira.
Nesses doze anos de carreira, lançaram dois CDs, um DVD e trabalham atualmente na produção de um DVD infantil.
A diversidade de performances e ritmos do grupo cultural Pé de Cerrado possibilita apresentações em diversos eventos, como o Tangolomango no Rio de Janeiro e em grandes shows como os de Jorge Ben Jor, O Rappa, Dominguinhos, Zé Ramalho e tantos outros."
O fotógrafo de aves e guia de birdwatching Alejandro Olmos, participante do wikiaves, registrou o Falcão-Peregrino na cidade de Bella Unión, no Uruguai, mas junto da divisa com o Brasil, a 1 km da cidade de Barra do Quaraí, extremo oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Devido a proximidade com o Brasil, vamos considerar mais este registro para o Rio Grande Do Sul.
Alejandro fotografou o Peregrino nos dias 19 e 20 de Novembro/2011. Veja as belas fotos no wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/503660&p=2&t=b Observação do autor: Falco peregrinus tundrius Eu vi muito tarde, a pomba na garganta !!! Esta foto foi obtida a 1 km do Brasil, Barra do Quaraí, RS.
http://www.wikiaves.com.br/503613&p=2&t=b Observação do autor: Falco peregrinus tundrius falcão-peregrino em dia de chuva Esta foto foi obtida a 1 km do Brasil, Barra do Quaraí, RS.
O mapa com a localização de Bella Unión/Barra do Quaraí
Tristezas do Jeca atacando, então apresento, ou compartilho, um músico que acabei de conhecer. Sebastião Antunes.
Quantas voltas tem a dança em tantas voltas contadas? Um segredo de criança escondido em mil gargalhadas Tantas mãos que foram dadas na ternura de um abraço Quantas vontades caladas na volta meiga de um passo
Quantas horas de viagem na alegria de te ver Quanta falta de coragem, tanta coisa por dizer E acabamos a esconder vá-se lá saber porquê Nestas coisas do querer os sinais são para quem os lê ... Faz de conta que o poente acontece a qualquer hora Quando a noite se faz quente e um beijo se demora Já o frio se foi embora ao tocar da tua mão Que há-de ser de nós agora faz sentido sim ou não
Dá-me uma dança, faz-me acreditar Uma lembrança p’ra eu levar Que eu tenho sempre vontade de voltar e te dizer Se ainda der p’ra disfarçar Ensina-me a dançar
É a valsa do começo, é a vida a esvoaçar É a pele a soltar um arrepio É uma cor que eu não conheço, um sabor de acreditar É uma praia cor de um desafio ... Dá-me uma dança, faz-me acreditar Uma lembrança p’ra eu levar Que eu tenho sempre vontade de voltar e te dizer Se ainda der p’ra disfarçar Ensina-me a dançar Ensina-me a dançar Ensina-me a dançar
Carlos Candia-Gallardo e Jean Paul Metzger15 de Dezembro de 2011
Uma das alterações propostas na reforma do Código Florestal, a qual vem sendo discutida pelos legisladores em Brasília, é reduzir de 30 metros para 15 metros (em cada margem) a largura mínima das Áreas de Preservação Permanente (APP) que precisam ser recompostas ao longo dos cursos d’água. Se isso ocorrer, a consequência pode ser a perda de 30% das espécies de aves nessas áreas.
Relação entre a largura das faixas de vegetação nativa e o número de espécies de aves florestais no Planalto Atlântico de São Paulo. A equação de Michaelis-Menten, tradicionalmente utilizada para descrever cinética enzimática, mostra que um redução da largura de APPs de 60 para 30 metros pode reduzir o número de espécies de aves de 30 para cerca de 20. (Figura de Carlos Candia-Gallardo).
Daniela Guimarães, participante do Wikiaves, fez um belo e importante registro do falcão-peregrino em Aracaju, capital do estado de Sergipe.
Foi o primeiro registro da temporada para o Nordeste do Brasil, além de ser o primeiro registro da espécie no wikiaves para Aracaju e o Estado de Sergipe.