q

q

Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2011

Aves de Virgínia (MG) 34 - tesourinha / Tyrannus savana / Fork-tailed Flycatcher

Outro tiranídae, como o suiriri e o bem-te-vi. Implacável caçador de pequenos insetos alados. É muito comum no interior de São Paulo e Minas Gerais, porém não o ano todo, pois são aves migratórias.

"Talvez poucas aves conheçam melhor a América do Sul do que a tesourinha. Existem tesourinhas que vivem no sul (Argentina, Paraguai e extremo sul do Brasil), em várias outras partes do Brasil, no Caribe e no sul do México. Depois do verão, as tesourinhas migram aos milhares para a região da Amazônia, onde permanecem até o inverno acabar. No início da primavera, cada uma volta para a sua região de origem, onde vão reproduzir, criar os filhotes e começar tudo novamente no ano seguinte. Assim, as tesourinhas são muito abundantes nas regiões onde vivem, mas apenas em algumas épocas do ano. Em outras, desaparecem completamente.
Localmente, procuram as áreas abertas, como os cerrados (daí a razão do savana em seu nome científico), pastagens e áreas de cultura, onde ficam pousadas em mourões de cerca, postes, fios e árvores isoladas. Também podem procurar as matas, ou até mesmo cidades. "
fonte: wikiaves

4 comentários:

remall disse...

esse eu sei que aqui em casa tem.

que lugar lindo esssa sua foto, é na mantiqueira ?

bom final de semana

Anabela Jardim disse...

Esse é muito gracioso. Mas hoje, o que adorei ver aqui no blog foi essa foto no alto da página. Que vontade de caminhar em silêncio po aquela estradinha de terra...

Ligia disse...

tesourinha, tesourinha...
aqui tem muitos!! mas agora já não os vejo mais..
até a próxima primavera!

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Vírginia fica na borda mineira da mantiqueira. O Hotel fazenda onde fiz as fotos fica num vale muito lindo, cercado de belas montanhas.
Já a Serra do foto do alto, um hipnotizante paredão de rocha só podia também fica em Minas, só que na região da Serra da Canastra, perto do vale da Babilônia.
Ê Minas, ê Minas,
é hora de partir eu vou,
vou me embora pra bem longe.