q

q

Seguidores

sábado, 28 de março de 2009

RPPN´s do Brasil - 3 - Cristalino


RPPN Cristalino

onde - Alta Floresta - Mato Grosso, junto aos Rios Cristalino, o rio mais bonito do mundo, e Teles Pires, portentoso, maravilhoso e afluente de outra maravilha do mundo, o Rio Tapajós.
área - 7.000 hectares
bioma - floresta amazônica
aberto a visitas - sim
hospedagem - sim (Cristalino Jungle Lodge)
site - http://www.cristalinolodge.com.br

É um dos locais de maior biodiversidade da amazônia. 570 espécies de aves (5% das espécies de todo o mundo), mais de 2.000 espécies de borboletas.
Apesar desta riqueza biológica extraordinária a região de Alta Floresta, no norte do Mato Grosso, é uma das campeãs em desmatamento.

No mapa veja como está quase tudo desmatado, depois siga ao norte, a floresta começa a aparecer. O grande rio é o Teles Pires, note que o desmatamento já chegou a sua margem, é triste e desesperador. Mais ao norte, entre duas ilhas do Teles Pires, começa um rio mais estreito, é o Rio Cristalino, à esquerda do Rio fica a área da RPPN. A RPPN é envolvida pelo Parque Estadual do Cristalino, parque cobiçadissimo para desaparecer. Veja em SOS cristalino.


Exibir mapa ampliado

3 comentários:

paulo guerra disse...

Grande volta, beleza...

Unknown disse...

a materia ficou muito lnda eu amo essa terra onde morei quase 10 anos acho que deveriam mostrar mais essas belesas de alta floresta,edelson c.lacerda

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Olá Edelson. Obrigado pela mensagem. Também amo aquela terra, tanto que após 7 anos voltarei para rever o encantamento do Rio Cristalino.
abraços
Luiz Álvaro