q

q

Seguidores

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Xexéu



O xexéu é uma das minhas aves favoritas. Tenho grande simpatia por eles. São vistosos, barulhentos e engraçados. Tem várias características muito interessantes, como o ninho em forma de bolsa. Vivem, na época de reprodução, em grandes colônias, ás vezes com mais 100 aves. A esperteza de imitar o canto de várias outras aves e, na verdade, imitam qualquer som. Muitas vezes instalam colônias de ninhos em árvores com ninho de vespas venenosas, para afugentar predadores. No entanto, não são capazes de enfrentar um único tucano, que visita os ninhos, um a um, furando a palha e comendo os ovos.
Certa vez, no Hotel do Sesc Pantanal, fomos observar aves bem cedinho, umas 6h30 da manhã. No jardim do hotel, ao lado de uma palmeira com um monte de xexéus, começamos a ouvir um som forte de serra elétrica. Mas serra elétrica ligada ás 6h30 da manhã ao lado de um hotel seria muita insensibilidade. Na verdade, descobrimos que era um xexéu que estava imitando o som da serra que ele ouvia o dia inteiro, por conta de uma reforma que o hotel estava fazendo.

Veja no vídeo abaixo uma colônia de xexéus e a algazarra que aprontam.

Um comentário:

paulo guerra disse...

Luiz,

o Xexéu também é muito parecido com o Chopim e o Carretão.

Meu amigo mudei o visual do meu blog, desculpe mas ficou "parecido" com o seu. Esta é a terceira mudança que faço, estava descontente com o segundo modelo, pois fotos claras ficavam confusas.

Bom, pelo você segue fazendo discípulos.

Um abraço e desculpe realmente