q

q

Seguidores

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Saí-azul fêmea (Dacnis cayana)

Há uns dias atrás publiquei uma foto bem ruizinha no Surucuá fotoblog, de um pássaro que eu na minha ignorância de iniciante ainda não conhecia. A foto é esta aí abaixo.
Consultando referências me pareceu uma fêmea de saí-azul. Até hoje, infelizmente, ainda não vi ao vivo um saí-azul. Para tentar dirimir dúvidas procurei pelo oráculo universal, o Google, imagens da fêmea de saí-azul e encontrei algumas belíssimas fotos desse belo pássaro, que parece que é bastante comum em alguns lugares, como o litoral do Rio de Janeiro, por exemplo.

Saí-azul macho (foto de Luis Florit)
Saí-azul fêmea (fotos de Luis Florit)

Depois de ver as fotos não há mais dúvidas o pássaro que eu vi, mais ou menos, é mesmo uma fêmea de saí-azul.

Não é nada fácil ser um observador de aves paulistano, a gente se esforça, qualquer coisa voando a gente olha, mas infelizmente a espécie mais abundante por aqui hoje em dia é um tal de helicóptero.

2 comentários:

Soso disse...

Olá......Procurando informações sobre um belíssimo pássaro azul que tive o enorme prazer de ver bem de perto hoje achei teu blog e já amei.....A minha preocupação é justamente o porquê o vi, tão longe da mata atlântica.....Não sei se é o mesmo, só que é lindo, perfeito.....Ainda encantada....bjs na alma,

Soso
www.soso.omeu.com.br

Anônimo disse...

Oi,
eu estava procurando informações sobre dois pássaros que vêm sempre juntos ao quintal de minha mãe em Guaratuba (PR) tomar água açucarada do beija-flor, e eles têm as cores do Saí-azul macho e fêmea que vc mostrou no blog. O azul parece ter um papo preto além da máscara, mas as cores e padrões são assim mesmo. São lindos.