q

q

Seguidores

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Nova espécie de ave descoberta no Brasil

A revista Terra da Gente deste mês (junho/07) traz uma pequena notícia sobre a descoberta de uma nova espécie de pássaro no Brasil. Acredita-se que ainda existam muitas espécies a serem descobertas, principalmente na amazônia, porém, a nova ave foi descoberta por incrível que pareça em Piracicaba, interior de São Paulo. O responsável pela descoberta, ou pelo menos pela sua divulgação, é o cardeal da ornitologia Johan Dalgas Frisch.

A espécie foi denominada de pipira-de-cauda-branca.

Ainda não foi oficialmente descrita, porque Dalgas recusou-se a capturar e matar a ave, preferiu apenas filmar e fotografar. Segundo a nota o nome científico sugerido é Ramphocelus ciropalbicaudatus, em homenagem ao jornalista Ciro Porto da Rede Globo e EPTV e editor da Terra da Gente.

Tentei achar na internet mais informações sobre a descoberta, e alguma foto ou vídeos da nova pipira, mas não consegui achar nada. Quando achar publico por aqui.

2 comentários:

TERRA MATER disse...

Olá, somos do movimento ambientalista de piracicaba e gostaria de deixar meu contato pois essa descoberta é muito importante e pode ser um motim local de preservação dos poucos recursos florestais que ainda temos entre o "mar de cana". Qualquer notícia sobre essa descoberta favor comunicar fernandacmoraes@yahoo.com.br
Obrigada!
Fernanda Moraes
Instituto Terra Mater.

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Fernanda, sugiro que vocês entrem em contato diretamente com o Dalgas. Acho que ele vai recebe-los com muita satisfação.
Qualquer novidade entro em contato.
Luiz Álvaro