q

q

Seguidores

sábado, 14 de abril de 2007

Curiosidades sobre o Canário-da-terra

Sabem por que o nosso canário é da terra?
Pois é uma contraposição ao Canário-do-reino (Serinus canaria), importado de Portugal. Então, o canário brasileiro virou o canário-da-terra. O Cánario-do-reino é originário dos Açores, Ilha da Madeira e das Ilhas Canárias. Daí seu nome, canário, das Canárias, certo?
A fêmea do canário-da-terra tem aspecto bem diferente do macho, dessa forma em alguns lugares ela ganhou um nome próprio, Coroia e também canário-pardinho.
Certos indígenas que apreciam muito seu canto lhe deram o nome de uirá nheengatu, que significa o que canta bem.
Abaixo transcrevo um trecho de um livro clássico, " Pássaros do Brasil", de Eurico Santos, que escreve na página 275 sobre os canários:

"No estado silvestre vivem aos casais e, como são muito ciosos, os machos travam lutas entre si. Nessa ocasião as fêmeas dos lutadores, as coroias, quando não lutam também, acompanham a briga com seus corrulchieis, estimulantes, dando fogo ao macho, que parece então duplicar as forças. A luta prolonga-se, ás vezes, por cerca de sessenta minutos, terminando pela carreira inevitável do vencido, perseguido pelo vencedor.
Minutos após regressa este à fronde da árvore, onde já o espera a doce companheira, corrulchiando, e aí permanece à luz do sol, como sentinela vigilante, altivo e cônscio de sua força, trinando agudamente num verdadeiro desafio."



Um comentário:

Unknown disse...

boa noite aonde posso compra canario da terra em portugal?