Com base no super amplo banco de fotos do wikiaves, que já tem por volta de 511.000 fotos, pretendo apresentar as 10 aves mais fotografadas por estado, começando lá pelo sul com as aves mais fotografadas do Rio Grande do Sul.
Eis a lista do Rio Grande do Sul:
1º Sicalis flaveola / canário-da-terra-verdadeiro - 488 fotos
2º Furnarius rufus / joão-de-barro - 392 fotos
3º Paroaria coronata / Cardeal - 373 fotos
4º Zenaida auriculata / Pomba-de-bando - 371 fotos
5º Vanellus chilensis / quero-quero - 364 fotos
6º Mimus saturninus / sabiá-do-campo - 352 fotos
7º Pipraeidea bonariensis / sanhaçu-papa-laranja - 344 fotos
8º Milvago chimango / chimango - 340 fotos
9º Turdus rufiventris / sabiá-laranjeira - 334 fotos
10º Colaptes campestris / pica-pau-do-campo - 333 fotos
Das 10 mais fotografadas do Brasil inteiro apenas 4 se repetem na lista do Rio Grande do Sul. O sempre líder canário-da-terra-verdadeiro, o joão-de-barro (que na lista nacional é o 6º), o quero-quero (10º na lista nacional), e o sabiá-do-campo (5º lugar na lista nacional).
Dá para perceber algumas espécies de ocorrência bem "regional", como é o caso do cardeal, que na lista nacional é apenas a 221º mais fotografada (56% das fotos do cardel foram feitas no Rio Grande do Sul), o sanhaçu-papa-laranja (189º na lista nacional), e o chimango (211º na lista nacional).
No wikiaves o Rio Grande do Sul tem 574 espécies com foto, e por volta de 37.000 fotos.
Ei, pintassilgo. Oi, pintaroxo, Melro, uirapuru. Ai, chega-e-vira, Engole-vento, Saíra, inhambu. Foge asa-branca. Vai, patativa, Tordo, tuju, tuim. Xô, tié-sangue. Xô, tié-fogo. Xô, rouxinol, sem fim. Some, coleiro. Anda, trigueiro. Te esconde colibri. Voa, macuco. Voa, viúva, Utiariti. Bico calado. Toma cuidado. Que o homem vem aí. O homem vem aí!
q
Seguidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ahhhh! Aqui o joão aparece em segundo lugar! Morei em Passo Fundo por quase três anos, e foi lá que comecei a me apaixonar pelo joão de barro!
Agora, estou em Salvador, e hoje, andando pela práia, vi um perdido!
Postar um comentário