No domingo passado (24/06/2012), as aves brasileiras foram o destaque no popular programa do Faustão da Rede Globo. Graças ao talento de duas pessoas, Cleudilon de Souza Silveira, simpático amazonense, fera em imitação do canto de muitas aves, e a Edson Endrigo, profundo conhecedor das aves brasileiras e um dos melhores fotógrafos de aves do Brasil.
Leia abaixo o texto sobre o programa exibido e clicando no link é possível ver o vídeo do trecho do programa dedicado ao canto das aves. É muito legal, recomendo.
"No Domingão do Faustão, o Brasil conheceu o talento de Cleudilon de Souza Silveira, o amazonense que imita o canto de 32 tipos de passarinhos. Ele descobriu este dom quando tinha 12 anos e trabalhava na roça com os pais. Desafiado por Faustão, ele mostrou como são os sons emitidos por algumas aves como o bem-te-vi, o galo-da-serra, o sanhaço-da-amazônia, e o uirapuru.
Muito ligado às causas ambientais, hoje Cleudilon trabalha dentro de uma comunidade ribeirinha chamada Tumbira. Ele atua também como professor de técnicas agroflorestais.
Para acompanhar o amazonense, o especialista e observador de aves Edson Endrigo comentou a apresentação, explicando os motivos pelos quais cada passarinho possui um tipo de canto. "Para quem não conhece os bichos e ouve um canto destes à noite, sai correndo", destacou o especialista, sobre a espécie mãe-da-lua."
link para o vídeo
Ei, pintassilgo. Oi, pintaroxo, Melro, uirapuru. Ai, chega-e-vira, Engole-vento, Saíra, inhambu. Foge asa-branca. Vai, patativa, Tordo, tuju, tuim. Xô, tié-sangue. Xô, tié-fogo. Xô, rouxinol, sem fim. Some, coleiro. Anda, trigueiro. Te esconde colibri. Voa, macuco. Voa, viúva, Utiariti. Bico calado. Toma cuidado. Que o homem vem aí. O homem vem aí!
q
Seguidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário