O ilustrador naturalista Raphael Dutra, residente em Juiz de Fora, região Sudeste de Minas Gerais, fez o 13º registro fotográfico do espetacular falcão-peregrino nesta temporada de invernagem no Brasil.
Foi no dia 26 de dezembro de 2011, no centro da cidade de Juiz de Fora, na Avenida Presidente Getúlio Vargas. É o primeiro registro fotográfico no estado de Minas Gerais nesta temporada.
Veja a foto no wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/fotogrande.php?f=530851&g=1
E a observação que ele fez: "Novamente no mesmo prédio, um ano depois, encontro novamente com ela (pelo tamanho, provavelmente uma fêmea) caçando tranquilamente em meio à loucura que é a Getúlio Vargas em Juiz de Fora."
O Raphael fotografou o peregrino uma outra vez, no mesmo local, só que no mês de março de 2011
veja a foto aqui: http://www.wikiaves.com.br/fotogrande.php?f=318433&g=1
Será que é o mesmo exemplar? acho que deve ser.
a localização da grande Juiz de Fora.
Exibir mapa ampliado
E atenção birdwatchers do extremo sul. José Paulo Dias, que já havia registrado o peregrino em São Gabriel / RS, no final de outubro, voltou a avistar e fotografar o bicho em São Gabriel e em Santa Margarida do Sul, município que fica a poucos quilômetros de São Gabriel, ou seja, o falcão-peregrino continua veraneando por aquelas bandas.
Resumo dos registros desta temporada:
3 registros no Rio Grande do Sul
2 registros em Santa Catarina
3 registros no Paraná
2 registros no Rio de Janeiro
1 registro em Minas gerais
1 registro em Sergipe
1 registro no Ceará
Ei, pintassilgo. Oi, pintaroxo, Melro, uirapuru. Ai, chega-e-vira, Engole-vento, Saíra, inhambu. Foge asa-branca. Vai, patativa, Tordo, tuju, tuim. Xô, tié-sangue. Xô, tié-fogo. Xô, rouxinol, sem fim. Some, coleiro. Anda, trigueiro. Te esconde colibri. Voa, macuco. Voa, viúva, Utiariti. Bico calado. Toma cuidado. Que o homem vem aí. O homem vem aí!
q
Seguidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário