Já avistei alguns tuins antes, poucos. Neste dia foram muitos. Apareceram em um bando com mais de 20. Não estavam nem aí comigo, estavam mais é aproveitando a comida farta.
É a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas mede 12 cm e pesa em media 26 g. O bico é pequeno e cinza claro. Possui dimorfismo sexual, uma característica rara nas espécies brasileiras da família. O macho tem uma grande área azul na superfície inferior da asa e no baixo dorso, a fêmea é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos flancos. A cauda curta forma a silhueta característica e diferencia o tuim do periquito. (fonte: wikiaves)
3 comentários:
Não consigo olhar para eles sem pensar que parecem filhotes! Tenho visto muitos aqui em São Carlos, até mesmo na cidade.
Abraços!
Natália
Tata, em São Paulo são raros. Eu pelo menos nunca vi. Aqui são muito, mas muito comuns os periquitos-ricos (brotogeris tirica). É impressionante como certos psitacideos adaptam-se tão bem ás áreas urbanas.
abraço
São tão fofos que dá vontade de segurar um e ficar acariciando. Vejo bandos de periquitos por aqui, principalmente pela manhã, mas não sei de espécie são ...
Postar um comentário