q

q

Seguidores

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Arapaçu-verde / Sittasomus griseicapillus / Olivaceous Woodcreeper

Via Flickr:
Os arapaçus são da família Dendrocolaptidae. É uma família com 14 gêneros, e 43 espécies no Brasil. O arapaçu-verde é umá das mais prolíficas. No wikiaves é a segunda espécie de arapaçu com mais fotos, só perde para o arapaçu-de-cerrado.
O grupo é típico das regiões neotropicais do Novo Mundo, com distribuição desde o Sul do México à zona central da Argentina. A maior abundância destas espécies ocorre na zona da bacia do Rio Amazonas. A maioria das espécies dessa família vivem em florestas tropicais de baixa altitude, embora algumas ocupem habitats de floresta aberta ou tipo savana. As espécies que se adaptaram bem à presença humana podem ser encontradas em áreas urbanas e suburbanas.

Os arapaçus são aves de pequeno a médio porte, com 13 a 36 cm de comprimento e 11 a 160 g de peso. A sua plumagem é tipicamente marrom, verde-azeitona ou ferrugenta, com manchas, riscas ou ponteados de cor branca. A maioria das espécies não apresenta dimorfismo sexual e algumas são facilmente confundíveis entre si sem observação detalhada. O formato do bico é muito variável dentro do grupo dos arapaçus e reflete diferentes estratégias de alimentação. Algumas espécies têm o bico curto, outras apresentam-no muito longo. O arapaçu-de-bico-comprido (Nasica longirostris) é um exemplo extremo, onde o bico representa um quarto do comprimento total da ave. As patas são fortes e com garras adaptadas para trepar árvores e tendões ossificados. A cauda dos arapaçus evoluiu também como adaptação a um modo de vida arborícola, com penas semi-rígidas e pequenos ganchos, que lhes permitem uma melhor fixação ao tronco.
Os arapaçus são aves insetívoras que se alimentam de insetos apanhados em árvores. As presas favoritas do grupo são grilos, baratas, formigas, térmitas e escaravelhos. Ocasionalmente consomem também pequenos anfíbios ou répteis e só em condições de extrema escassez se alimentam de frutos ou sementes.

Das espécies brasileiras, apenas o arapaçu-do-nordeste está listado pelo IUCN como vulnerável. No entanto, a perda e a fragmentação de habitat e a interferência humana são ameaças à conservação do grupo.

fonte: wikiaves

wikiaves.com.br/arapacu-verde

Um comentário:

paulo guerra disse...

Esse arapaçu é muito lindo!