q

q

Seguidores

domingo, 9 de outubro de 2011

Falcão-peregrino / Falco peregrinus / Peregrine Falcon - Atenção birdwatchers urbanóides, começou a temporada de avistagem do peregrinus nas zonas urbanas

Cleiton Oliveira Cardoso, Antonio Alves Tavares e Anderson Guzzi, publicaram um artigo na revista Atualidades Ornitológicas nº161, sobre um registro do Falcão-peregrino em Parnaíba, no Piauí.
Destaco abaixo alguns trechos do artigo.
"No Brasil, o falcão-peregrino aparece como migrante do hemisfério norte entre os meses de outubro e abril, utilizando locais altos para pernoite. Pode ser encontrado em praias, cerrados, caatingas, matas secas, campos e cidades.
Costuma caçar pela manhã e tarde quando o sol não está muito forte. Ao longo do dia fica empoleirado em local de sombra. Tem preferência por lugares altos de onde observa seu entorno.
É um predador imponente, atingindo velocidades incríveis entre 230 e 300 km/h (papagaio, é quase inimaginável), capturando aves em voo.
Em áreas urbanas o falcão-peregrino comumente caça pombos-domésticos. O morcego é considerado a segunda fonte alimentar mais procurada.
Alguns falcões-peregrinos se especializaram na caça a outras aves migratórias (muito esperto, já vem caçando pelo caminho), sendo, portanto, frequentemente encontrados associados a pontos de parada destas aves."

No wikiaves, observei que existem registros do peregrino nos seguintes estados:

  1. Rio Grande do Sul - 6 fotos, 1 em Porto Alegre;
  2. Santa Catarina - 9 fotos, 7 em Joinvile;
  3. Paraná - 4 fotos, 1 em Curitiba, 2 em Londrina;
  4. São Paulo - 27 fotos, 11 na Capital, 7 em Campinas e fotos em 5 cidades do litoral (São Paulo é o estado com o maior número de participantes do wikiaves, uma das razões por ter mais registros);
  5. Rio de Janeiro - 18 fotos, 10 na Capital;
  6. Minas Gerais - 10 fotos, 1 em Belo Horizonte;
  7. Espírito Santo - 4 fotos;
  8. Bahia - 29 fotos, 17 em Salvador (muitas fotos de um único exemplar);
  9. Rio Grande do Norte - 1 foto;
  10. Ceará - 5 fotos;
  11. Piauí - 3 fotos ( exemplar registrado no artigo citado acima);
  12. Para´- 5 fotos;
  13. Amapá - 1 foto;
  14. Amazonas - 2; e 
  15. Roraima - 1 foto.


Eu ainda não avistei nenhum, por isso não coloquei nenhuma foto do assunto nesta postagem, apesar de ficar muitas vezes andando que nem um louco olhando para cima, procurando no alto de prédios e antenas e torres. Mas agora, nesta época, vou aumentar minha atenção.

Para ver muitas fotos e outros aspectos super interessantes desta espécie magnífica, visite a página dele no wikiaves

Nenhum comentário: