q

q

Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2011

pomba-de-bando / zenaida auriculata / Eared Dove

"Migratória no nordeste do Brasil, suas populações no interior de São Paulo e Paraná explodiram a partir de 1970, ao adaptar-se aos ambientes criados pela agricultura e pecuária. Nessa área do país é conhecida como pomba-amargosa. É uma das poucas aves de ambiente terrestre na Ilha de Fernando de Noronha, no meio do Oceano Atlântico. Originalmente ave campestre típica da Caatinga, Cerrado e campos, atualmente vem aumentando significativamente sua distribuição, beneficiada pelo desmatamento e nas ultimas décadas conquistou efetivamente o ambiente urbano, chegando ate mesmo a grandes metrópoles como São Paulo, onde sua população vem aumentando a cada ano.
No Nordeste, onde realiza migrações locais conforme as secas também forma bandos enormes. Nessa região é muito caçada, chegando a ser vendida em feiras populares. É parte importante da alimentação dos sertanejos desta região.
É provável que esteja deslocando a rolinha-roxa ( Columbina talpacoti ) nas cidades. Muitos têm observado um declínio na população da ultima espécie e um aumento visível na população da pomba-de-bando"

Nenhum comentário: