q

q

Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aves de Alta Floresta (MT) 5 - Martim-pescador-pequeno / Chloroceryle americana / Green Kingfisher - fêmea

É uma das 5 espécies de martin-pescador existentes no Brasil.

Ave da família Alcedinidae, o martim-percador-pequeno é o representante mais comum no Brasil. É conhecido também pelos nomes de ariramba-pequeno, martim-cachaça e martim-pescador. Vive ao longo de rios, lagos e orla marítima, mangues, embocaduras de rios, em florestas ou áreas abertas, onde haja árvore para o pouso.

Mede 19 cm. Partes superiores verde bem escuras contrastando com uma faixa branca saliente e sedosa que liga a base do bico à nuca, onde é atravessada pelo penacho nucal; asas atravessadas por 3 linhas transversais de manchas brancas; bases das retrizes externas brancas. O macho tem as partes inferiores brancas com o peito castanho e a fêmea com peito amarelado ou branco manchado de verde.

3 comentários:

remall disse...

esse aqui em casa tem e fica na maior calma na beirada do açude, num toco que finquei lá.
ele nem se dá ao trabalho de ir em outro lugar pescar ou pelo menos disfarçar e ficar em uma arvore.
e tem também um grandão, esse já é mais arisco, mas pesca aqui em casa toda tarde e depois sai voando com aquele seu gritinho estridente, a gente logo sabe e vê que é ele que lá vai passando.

Ligia disse...

Eu acho interessante o olhar do martim sempre meio tenso, nervoso, indicando uma certa cautela com o ambiente.. Um olhar de bravo.
Ótima foto Luiz!

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Remall o martim grandão deve ser exatamente o martim-pescador-grande, que é bem maior que os outros e também é muito conhecido como matraca, por causa do barulho que ele faz quando voa, que parece, é claro, com uma matraca.

Ligia, concordo com voce, também acho o martim uma ave bem séria, sempre compenetrado no ataque fulminante, uma verdadeira máquina de pesca.

abraços