q

q

Seguidores

sábado, 13 de novembro de 2010

Defensor da Natureza - A alegria de encontrar o pavó, o pavão-do-mato, uma imponente ave da Mata Atlântica.

Pavó que fotografei no hotel fazenda montanhas do Japi em Jundiaí  - SP


"Gostaríamos de compartilhar um momento de muita felicidade que tivemos no dia 29/10/2010 ao encontrarmos pela primeira vez naRPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), uma ave magnífica que tanto desejávamos conhecer na natureza: o PAVÓ (Pyroderus scutatus), que mede quase meio metro (46 cm), sendo conhecido também como “pavão-do-mato”.

Em Santa Catarina, esta ave é bastante rara. Conhecíamos somente através de fotos. Foi uma satisfação muito grande encontrá-la justamente na área que compramos para proteger, transformando em RPPN. Isso nos estimula a lutar ainda mais para salvar o que resta da Mata Atlântica.

No local, observamos dois indivíduos vocalizando. Consta na literatura que na época de procriação os machos se congregam, formando grupos com até 10 indivíduos, para emitirem um som bem baixo, parecido com aquele produzido por alguém soprando na boca de uma garrafa vazia. Além de fotografá-lo, nós gravamos o som e também um vídeo. Veja o vídeo abaixo.

É bastante arisco, não permite aproximação. No entanto, freqüenta o mesmo lugar durante vários dias nesta época (de procriação).

O pavó alimenta-se essencialmente de frutos ofertados pelas árvores das nossas matas nativas preservadas. Como a nossa RPPN é bem preservada, fome os exemplares que habitam o lugar não passam.

Vamos nos esforçar ainda mais para protegê-los, ampliando a área da RPPN e, assim, proporcionar para as gerações futuras a alegria de poderem também contemplar esta ave e tantas outras raras e ameaçadas devido a toda esta destruição que ocorre da Mata Atlântica.

4 comentários:

Lorena disse...

Que lindo, parece um melro grandão flamenguista,diga-se de passagem de muito bom gosto, apesar dos pesares deste ano,rsrs...lindíssimo, no meu quintalzinho, tem vindo só canários da terra,sanhaços, e tem um bonitinho que em volta dos olhinhos é bem vermelhinho,não sei o nome...fora os macaquinhos(micos)bem pequeninos que às vezes rondam por aqui...bjocas.

Anabela Jardim disse...

Muito lindo! E a foto ficou magnífica.Parabéns!

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Obrigado Anabela e Lorena. Lorena tentte tirar uma foto do pássaro de olho vermelho que posso tentar identificar.
Abraços
luiz alvaro

Unknown disse...

Aqui em ribeirao pires tem um q todo ano vem comer amoras em casa so vi esse ate hoje aqui