q

q

Seguidores

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aves de fazenda - 35 - suiriri / Tyrannus melancholicus / Tropical Kingbird


suiriri (Tyrannus melancholicus), upload feito originalmente por Luiz Álvaro.

"Costuma ficar pousado em poleiros expostos, seja na parte alta da mata, seja em arbustos. Usa também fios, cercas e estruturas criadas pela ação humana.

Vive solitário ou em casais, muito agressivos entre si.

Vivem em grupos de até duas dezenas de suiriris e podem ser vistos empoleirando-se próximos, algumas vezes juntos à tesourinhas. Durante o dia fluxos constantes de suiriris voando na mesma direção a poucos metros das copas podem ser notados. Chama a atenção pela pequena distância entre si e a continuidade do movimento, às vezes por 30 ou 40 minutos, com 2 ou 3 aves de cada vez.

Cantam freqüentemente do final madrugada ao início da noite, geralmente pousados em fios, antenas, mourões de cerca ou nos galhos mais altos das árvores, o que amplia seu campo de visão para a captura de insetos, defesa da prole, etc. Um fato interessante observado é que os indivíduos costumam escolher os mesmos horários e lugares para seus gorjeios, mesmo em diferentes épocas do ano. "
fonte: wikiaves

2 comentários:

Anabela Jardim disse...

Que bico bem feito! Esse pássaro é dos mais elegantes que já vi em fotos.

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Olá Anabela, o suiriri é realmente muito elegante, e ele contribue bem com o fotógrafo pois sempre pousa em lugares iluminados e sem interferências visuais.
abraço