q

q

Seguidores

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aves de fazenda - 01 - Seriema / Cariama cristata


DSC_1225-1, upload feito originalmente por Luiz Álvaro.

Aves que frequentam qualquer fazenda do interior de São Paulo.

"Conhecida também como Sariema (Ceará) e Seriema-de-pé-vermelho. O nome Seriema deriva das palavras em tupi “çaria” (= crista) + “am” (= levantada).

Ave típica dos cerrados do Brasil, a seriema possui porte imponente e cauda longa.
A seriema inspirou diversas canções pelos rincões do Brasil. Exemplo bastante típico é este trecho da canção Seriema de autoria de Nhô Pai e Mario Zan, gravada por vários artistas sertanejos:

Oh, seriema de Mato Grosso teu canto triste me faz lembrar
Daqueles tempos que eu viajava, tenho saudade do teu cantar
Maracajú, Ponta Porã, quero voltar ao meu Tupã
Rever os campos que eu conheci, oh seriema eu quero ouvir "

fonte do texto: wikiaves

Nenhum comentário: