q

q

Seguidores

domingo, 7 de março de 2010

Aves urbanas de São Paulo - 21 - pardal


Pardal / Passer domesticus

O pardal é o pássaro urbanóide, porém, nos dias de hoje, em São Paulo, tem muito menos pardal que há uns 20 anos atrás.
"O pardal (Passer domesticus) tem sua origem no Oriente Médio, entretanto este pássaro começou a se dispersar pela Europa e Ásia, chegando na América por volta de 1850. Sua chegada ao Brasil foi por volta de 1903 (segundo registros históricos), quando o então prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, autorizou a soltura deste pássaro proveniente de Portugal. Hoje, estas aves são encontradas em quase todos os países do mundo, o que lhe caracteriza como uma éspecie exótica e bioinvasora."
fonte: wikiaves

5 comentários:

paulo guerra disse...

Oi Luiz

fizemos movimentos contrários, enquanto eu saí do meio urbano e fui para as matas, alagados, vc saiu das expedições e redescobriu as aves a sua volta. Está valendo, continuamos admirando e permitindo a defesa das nossas queridas aves. Abraço

Filipe Salazar disse...

Bom dia Luiz.

Também sou um amante da natureza principalmente de aves. Tenho um blog que retrata minha paixão por bichos, planta e belezas naturais e já sou seu seguidor.
Sem dúvida o pardal é uma das aves "extrangeiras" que melhor se adaptou ao nosso pais. até em regiões rurais, o pardal se faz presente. Um dia li a respeito que o pardal foi solto no Rio a pedido de Osvaldo Cruz, na tentativa de deter o avanço de mosquitos transmissores da febre amarela e malária, no intuito de caça-los. Me parece que a tentativa fracassou.

É um prazer participar do seu blog.

rozane disse...

obrigada pelo comentário la no blog! ñ sei se vc viu umas fotos tiradas por uma amiga minha que tá na África...é uma ave mais linda que a outra! tem até ave com peninhas rosa!
abraço

Luiz Álvaro disse...

Olá Rozane, não vi as fotos de sua amiga. Onde posso vê-las?
abraço

Rozane Suzart Gesteira disse...

Aqui os links dos posts:

http://ciclistasobservadoresdepssaros.blogspot.com/2010/03/passaro-africano-iii-por-silma.html

http://ciclistasobservadoresdepssaros.blogspot.com/2010/03/passaro-africano-ii-por-silma-malacrida.html


http://ciclistasobservadoresdepssaros.blogspot.com/2010/03/passaro-africano-por-silma-malacrida.html