q

q

Seguidores

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Aves urbanas de São Paulo - 13



Gavião-carijó / Roadside Hawk (Rupornis magnirostris)

O carijó é o gavião mais predominante na cidade de São Paulo, e também em todo o Brasil. Apesar de ter bastante em São Paulo a maioria dos habitantes nunca o viu. Tudo bem, ninguém fica andando e olhando para cima dos prédios, ainda mais se só andar de carro, aí não ve nada mesmo. Para ver o carijó o mais importante é ficar com os ouvidos ligados, pois seu chamado é muito forte e dá para ouvir de grande distância, aí é só procurar em riba dos prédios ou árvores altas a sua volta.

"Como toda ave de rapina tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna como reguladores da seleção. Evitam uma superpopulação de roedores e aves pequenas (como é o caso dos ratos e pombos nos centros urbanos) além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes." (texto do wikiaves, ouça o canto do carijó no wikiaves)

3 comentários:

paulo guerra disse...

Luiz Álvaro,

que 2010 seja feliz para você e seus famíliares, colorido por muitos pássaros em seu quintal ou em um lugar outro do Brasil.

Convido-o neste ano que se inicia para uma passarinhada em Jaú ou Dourado.

Abraço do amigo

Paulo

Clecio disse...

Temos alguns gaviões carijós aqui em casa, moramos bem proximos ao Parque do Estado. Estamos proximos de algumas "ilhas verdes" nas emediações da Av. dos Bandeirantes. Minha esposa conseguiu filmar um bem proximo em uma caçada, infelizmente a media deu problemas. Outro apareceu e conseguimos tirar algumas fotos,porem estava um pouco longe.

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Legal Clecio, se na minha casa já presenciei 41 espécies, na sua o potencial é muito maior.
abraço
e obrigado pela visita e mensagem.