Estou escrevendo isto pois fui testemunha hoje pela manhã, no quintal de casa, de mais uma
sacanagem do Bem-te-vi. O coitado do cambacica, que tem quase um terço do tamanho do bem-te-vi, estava montando seu ninho na grumixameira. O cara de pau do bem-te-vi a cada juntada de palhinha que os cambacicas traziam e costuravam, se metia no ninho roubava tudo e ia embora montar o seu. O estranho é que os cambacicas apesar de serem roubados a todo instante não pararam de trazer palhinhas e nem mudaram o local da constução do ninho. Pelo jeito eles sabem que depois do bem-te-vi roubar tudo que precisa para montar seu ninho ele os deixa em paz para montar o deles. É a natureza.
Esta primavera promete. Além de bem-te-vis e cambacicas já estarem preparando seus ninhos, os sabiás-laranjeira já estão cantando toda madrugada e fim-de-tarde, desde o começo de agosto. As amoreiras já estão carregadas, só amadurecendo as frutinhas. A goiabeira resolveu goiabar desde já e a pitangueira está preparando uma floração histórica.
2 comentários:
Legal., sua observção. Desejo saber: É um passaro monogamo? Qual omês de nidificaçao
Caiu a meses um ninho com vento/chuva e os dois emplumados filhotes, mortos quando os
encontrei. Depois, caiu o ninho. Eles voltam ao mesmo lugar, são casais constantes? Fazem ninho em um pinheiro exótico, 30 anos, uns 12 de altura no meu quintal. Agradeço informe,
Claudio - sp
Olá Clazios, respondendo ao seu comentário, os Bem-te-vis são monogamicos sim. Como a maioria dos passeridaes reproduzem na primavera e verão quando os dias são mais longos e portanto existe mais comida para alimentar pais e filhotes. No sudeste reproduzem de setembro até fevereiro. Depois que perderam o ninho, constroem outro, pode ser em outro lugar ou mesmo próximo do primeiro, não escolhem muito não, fazem o ninho em qualquer lugar, até em postes. Espero ter contribuido. Abraços e contineu vistando o Surucuá.
Luiz Álvaro
Postar um comentário