q

q

Seguidores

sábado, 30 de junho de 2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Incrível! Cantos e fotos de aves fazem o maior sucesso no Programa do Faustão

No domingo passado (24/06/2012), as aves brasileiras foram o destaque no popular programa do Faustão da Rede Globo. Graças ao talento de duas pessoas, Cleudilon de Souza Silveira, simpático amazonense, fera em imitação do canto de muitas aves, e a Edson Endrigo, profundo conhecedor das aves brasileiras e um dos melhores fotógrafos de aves do Brasil.

Leia abaixo o texto sobre o programa exibido e clicando no link é possível ver o vídeo do trecho do programa dedicado ao canto das aves. É muito legal, recomendo.

"No Domingão do Faustão, o Brasil conheceu o talento de Cleudilon de Souza Silveira, o amazonense que imita o canto de 32 tipos de passarinhos. Ele descobriu este dom quando tinha 12 anos e trabalhava na roça com os pais. Desafiado por Faustão, ele mostrou como são os sons emitidos por algumas aves como o bem-te-vi, o galo-da-serra, o sanhaço-da-amazônia, e o uirapuru.


Muito ligado às causas ambientais, hoje Cleudilon trabalha dentro de uma comunidade ribeirinha chamada Tumbira. Ele atua também como professor de técnicas agroflorestais.


Para acompanhar o amazonense, o especialista e observador de aves Edson Endrigo comentou a apresentação, explicando os motivos pelos quais cada passarinho possui um tipo de canto. "Para quem não conhece os bichos e ouve um canto destes à noite, sai correndo", destacou o especialista, sobre a espécie mãe-da-lua."

link para o vídeo



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Top ten - As 10 aves mais fotografadas do Brasil - junho/2012 - segundo o banco de fotos do wikiaves

A lista das 10 aves mais fotografadas do Brasil, com base no banco de fotos do site wikiaves.

  • O canário-da-terra-verdadeiro continua liderando com folga.
  • A coruja-buraqueira continua surpreendendo no segundo lugar.
  • O sabiá mais fotografado não é o laranjeira, que ocupa a 11ª colocação, é o aparecido sabiá-do-campo em 4º lugar.
  • O joão-de-barro, em 5º lugar, está praticamente empatado como sabiá-do-campo, 3981 contra 3980.
  • Gaviões e falcões estão bem na foto, com o gavião-carijó em sétimo e o caracará em oitavo.

Eis a lista:

1 Sicalis flaveola / canário-da-terra-verdadeiro - 5635 fotos

2 Athene cunicularia /coruja-buraqueira - 4124 fotos

3 Pitangus sulphuratus / bem-te-vi - 4052 fotos

4 Tangara sayaca / sanhaçu-cinzento - 4039 fotos

5 Mimus saturninus / sabiá-do-campo - 3981 fotos

6 Furnarius rufus / joão-de-barro - 3980 fotos

7 Rupornis magnirostris / gavião-carijó - 3942 fotos

8 Caracara plancus / caracará - 3764 fotos

9 Dacnis cayana / saí-azul - 3736 fotos

10 Vanellus chilensis / quero-quero - 3537 fotos


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Uma manhã em Socorro, São Paulo - Suiriri-pequeno / Satrapa icterophrys / Yellow-browed Tyrant

Via Flickr:
Mede 16,5 cm. Habita a beira de mata secundária, restinga e beira de lagoa. Costuma pousar ereto. O seu nervosismo é denunciado por movimentos bruscos de asas. Gosta de tomar banho de chuva ou na folhagem molhada. É brigão.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Uma manhã em Socorro, São Paulo - Periquitão-maracanã / Aratinga leucophthalma / White-eyed Parakeet

Via Flickr:
Possui a cabeça com forma “oval”. Coloração geral verde com os lados da cabeça e pescoço com algumas penas vermelhas, apenas as coberteiras inferiores pequenas da asa são vermelhas, sendo as grandes inferiores amarelas, chamando muito a atenção em vôo, região perioftálmica nua e branca, íris laranja, bico cor de chifre clara, pés acinzentados. Tamanho médio 32 centímetros.
Habita florestas úmidas, semi-úmidas, pântanos, florestas de galeria e palmares de buriti nas planícies, até 2500 metros. Não freqüenta regiões com rios de águas escuras, e em geral encontra-se em terras baixas. Voa em bandos de 5 a 40 indivíduos. Dormem coletivamente em variados lugares.
Ocorre em todo o Brasil, sendo encontrado desde em florestas até cidades. É ave adaptável a ambientes alterados pelo homem.
www.wikiaves.com.br/periquitao-maracana

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Uma manhã em Socorro, São Paulo - filipe / Myiophobus fasciatus / Bran-colored Flycatcher

Via Flickr:
Filipe é uma ave passeriforme da família Tyrannidae, pertencendo à subfamília Fluvicolinae. Também conhecido como caga-sebo, felipe ou filipe-de-peito-riscado.

Myiophobus - do grego muia = inseto da Ordem diptera + phobos = terror; fasciatus - do latim fasciatus = riscado, listrado.

http://wikiaves.com.br/filipe

domingo, 10 de junho de 2012

Trailer do documentário MIDWAY de Chris Jordan



MIDWAY : trailer : a film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.



The MIDWAY media project is a powerful visual journey into the heart of an astonishingly symbolic environmental tragedy. On one of the remotest islands on our planet, tens of thousands of baby albatrosses lie dead on the ground, their bodies filled with plastic from the Pacific Garbage Patch. Returning to the island over several years, our team is witnessing the cycles of life and death of these birds as a multi-layered metaphor for our times. With photographer Chris Jordan as our guide, we walk through the fire of horror and grief, facing the immensity of this tragedy—and our own complicity—head on. And in this process, we find an unexpected route to a transformational experience of beauty, acceptance, and understanding.
We frame our story in the vividly gorgeous language of state-of-the-art high-definition digital cinematography, surrounded by millions of live birds in one of the world’s most beautiful natural sanctuaries. The viewer will experience stunning juxtapositions of beauty and horror, destruction and renewal, grief and joy, birth and death, coming out the other side with their heart broken open and their worldview shifted. Stepping outside the stylistic templates of traditional environmental or documentary films, MIDWAY will take viewers on a guided tour into the depths of their own spirits, delivering a profound message of reverence and love that is already reaching an audience of tens of millions of people around the world.
Production of the feature film "MIDWAY" continues through 2012.
Chris Jordan - Director/Producer
Stephanie Levy - Producer
Terry Tempest Williams - Writer
Jan Vozenilek - Director of photography
Rob Mathes - Composer
Jim Hurst - Location sound
Joseph Schweers - Camera
Manuel Maqueda - Advisor
For more information:
MidwayFilm.com
Midway Project blog, team details, production diary videos:
MidwayJourney.com
Facebook - behind the scenes photos, latest updates
Facebook.com/MidwayJourney

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aves da Amazônia estão mais ameaçadas do que nunca, alerta UICN

Compartilhando notícia de hoje do site do Estadão. Os grifos eu acrescentei e levam às paginas do wikiaves  das espécies que ocorrem no Brasil.


No total, são 95 as espécies das Américas que subiram a categorias de risco maior na Lista Vermelha

07 de junho de 2012 | 12h 09

Efe
GENEBRA - As aves que habitam na Amazônia estão mais ameaçadas do que nunca, pois o risco de extinção de uma centena de espécies aumentou neste ano, segundo a nova edição da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) divulgada nesta quarta-feira.
O documento conclui que o risco de extinção aumentou "substancialmente" para cerca de uma centena de espécies de aves da Amazônia e destaca o caso do Chororó-do-rio-branco (Cercomacra carbonaria) e do João-de-barba-grisalha (Synallaxis kollari)
A Lista Vermelha classifica as espécies em nove categorias, conforme o grau de ameaça ao qual estão submetidas. Existem dois grupos ("Não avaliado" e "Dados insuficientes") para designar as espécies das quais há poucas informações, e outros sete grupos que as ordenam de acordo com o risco de extinção.
Por ordem de menor para maior risco, os grupos são: preocupação menor, quase ameaçada, vulnerável, em perigo, em perigo crítico, extinta em estado silvestre e extinta.
Na última edição da Lista Vermelha, o Chororó-do-rio-branco era uma espécie "quase ameaçada", enquanto o João-de-barba-grisalha foi catalogado como "em perigo". Já nesta nova atualização, ameaçadas pelo desmatamento, as duas espécies avançaram a categorias de maior risco, e o João-de-barba-grisalha foi considerado "em perigo crítico".
"Subestimamos o risco de extinção de muitas das espécies de aves da Amazônia", lamentou o diretor de Ciência, Política e Informação da ONG BirdLife, Leon Bennun. Segundo ele, a situação pode ser pior que o previsto em decorrência do que chamou de "enfraquecimento" da legislação florestal brasileira, referindo-se ao polêmico recém-aprovado Código Florestal.
No total, são 95 as espécies das Américas que subiram a categorias de risco maior, entre as quais também se encontra o Mergulhão-de-touca (Podiceps gallardoi, agora em "perigo crítico") e a Tesourinha-da-mata (Phibalura flavirostris), uma espécie recém-descrita que foi pela primeira vez avaliada como "em perigo".
A Lista Vermelha também reconhece certos avanços na conservação de algumas espécies animais, como o Formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), pequeno pássaro da Mata Atlântica que passou de "em perigo crítico" a uma categoria de menor risco após se descobrir que está mais difundida do que se achava.
Embora a situação de um grande número de espécies de aves da Amazônia tenha piorado, o relatório da UICN é otimista com relação ao Formigueiro-do-litoral, pois considera que seu futuro é mais seguro, já que a área onde vive esta espécie foi recentemente declarada protegida.
A atualização de 2012 também adverte sobre uma piora na situação do Pato-de-cauda-afilada (Clangula hyemalis), considerado agora uma espécie "vulnerável", frente à "preocupação menor" da última edição da Lista Vermelha. Também na Europa, o Pato-fusco (Melanitta fusca) passou de "preocupação menor" para a categoria "em perigo". 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Uma manhã em Socorro, São Paulo - tesourinha / tyrannus savana / Fork-tailed Flycatcher

Via Flickr:
Também conhecida como tesoura, tesoureira e tesourinha-do-campo. A tesourinha é um ave passeriforme da família Tyrannidae. Migrante inconfundível, onde passa em grupos de até centenas de indivíduos, em concentrações típicas nos meses de setembro e outubro. Dormem em uma mesma árvore ou árvores próximas quando estão migrando, seja em áreas naturais, seja em áreas urbanas.

wikiaves.com.br/tesourinha

terça-feira, 5 de junho de 2012

Uma manhã em Socorro, São Paulo - Bico-reto-de-banda-branca / Heliomaster squamosus / Stripe-breasted Starthroat

Via Flickr:
Mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento. Nesta espécie a fêmea difere do macho principalmente por apresentar a garganta e o peito escamados, isto é, apenas com a parte central verde e o restante cinza-claro. No inverno, o macho adulto perde a plumagem vermelho-violeta iridescente da garganta e do peito, assemelhando-se à fêmea e aos jovens.
Endêmico do Brasil, encontrado nas regiões do leste e sudeste.
wikiaves.com.br/bico-reto-de-banda-branca

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Alô pessoal da Pousada Aguapé - Obrigado pelos dias maravilhosos

Em nome de Júlio, Jaira, Edmílson, Rosângela, João, Erasmo, Rosalino, Tião e Fabiano, agradecemos a toda a equipe da Pousada Aguapé, por nos proporcionar com toda a simpatia e competência, todas as condições para aproveitarmos tanto o espetáculo que é o Pantanal Matogrossense.


 Lúcia e Rosângela

Passeio no caminhão sáfari

passeio de barco no Rio Aquidauana e baias

A programação dos passeios

O vídeo promocional